PROPOSTA DESTE SITE

A BANDEIRA CIGANA FOI CRIADA EM 1971, EM LONDRES, DURANTE O "I CONGRESSO MUNDIAL ROMANI".

  

UM SITE SÉRIO!

NÃO TENHO "PAPAS NA LÍNGUA", NEM "TELHADO DE VIDRO";

NÃO TENHO "RABO DE PALHA", NEM PARTIDO POLÍTICO;

NÃO DEVO FAVORES, NEM DINHEIRO;

NÃO NASCI PARA APLAUSOS, RECONHECIMENTOS

MUITO MENOS APROVAÇÃO.

SÓ TENHO COMPROMISSO COM A VERDADE!

“De importância fundamental será informar melhor ciganos e não ciganos tanto sobre SEUS direitos especiais, quanto também sobre seus direitos comuns, sobre a sua HISTÓRIA, sobre a sua CULTURA e valores culturais, sobre a problemática cigana mundial, sobre experiências feitas para melhorar a situação cigana, sobre eventuais SOLUÇÕES encontradas. Na luta contra o anti-ciganismo existe um enorme campo de trabalho ainda inexplorado para cientistas das mais diversas áreas. porque a ciganologia, geral e brasileira, está apenas dando seus primeiros passos, e aparentemente sem qualquer orientação teórica e prática. A nossa ignorância ainda é enorme!"

(FRANS MOONEN - ANTROPÓLOGO)

CIGANOMANIA OU CIGANOLOGIA?

Já li 90% de tudo que foi escrito sobre ciganos. Sendo muito misericordioso, diria que menos de 10% merece algum crédito. Quase todos optaram pelo GENÉRICO: ignoraram que somos divididos e subdivididos em muitos grupos; que nos organizamos em etinias (o que acaba por nos separar); que o sedentarismo modificou radicalmente  nossas culturas e tradições (podendo assim um grupo não apresentar todos os costumes e/ou diferenças descritas universalmente pelos "ciganólogos"). Esta tentativa errada de CENTRISMO dos "ciganólogos" fez o sociólogo Acton falar até de “ROMÓLOGOS”:

“... Que em lugar de analisarem as diferenças existentes entre os grupos ciganos, apresentam um modelo ideal como se os ciganos formassem uma totalidade homogênea...”

 

E sua conclusão é brilhante:

 

“A grande falha da literatura sobre os ciganos, oficial e acadêmica é a supergeneralização; observadores têm sido levados a acreditar que práticas de grupos particulares são universais, com concomitante sugestão que [os membros de] qualquer grupo que não têm estas práticas não são “verdadeiros ciganos...”.

 

JOÃO PAULO II:

 

“Até hoje, quando uma criança cigana quer ir para a escola,
ainda é colocada em sala para crianças especiais...”.

MUITA GENTE QUER SER CIGANO...

VESTIR "ROUPA CIGANA",

JOGAR "CARTAS CIGANAS",

BORBOLETEAR "DANÇAS CIGANAS",

INCORPORAR "ESPÍRITOS CIGANOS"...

ESSA GENTE DIZ "AMAR O POVO CIGANO" E EU PERGUNTO:

 

TÁ AFIM DE MORAR AQUI, E ASSIM?!

A sobrevivência da etnia cigana é uma gesta que, por não ser assistida pela lógica estrita da casualidade, passa a impressão de feitos alegóricos, fabulosos.

1991: 

CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE POLÍTICAS CIGANAS

... A única possibilidade de superar, desde já, a atitude hostil da população majoritária para com os ciganos passa por uma informação imediata e objetiva, que deve salientar não apenas os aspectos negativos do seu modo de vida, como sucede com frequência, mas sobre-tudo as origens, as histórias, as culturas e as tradições destes povos.

(Zarco Fernandes)

PE. ANCHIETA

18-04-2012

 

ZARCO, BOM DIA!

REALMENTE VIVEMOS NUM PAIS DE GRANDES PROPORÇÕES EM QUE SE ESQUECEM DAS MINORIAS QUE SÃO MAIORIAS NA SUA DIGNIDADE.
DOM HÉLDER CÂMARA, DE SAUDOSA MEMÓRIA, NOS DIZIA QUE PRECISAMOS APOSTAR NAS MINORIAS, ABRAÇAR A TODAS ESPALHADAS POR ESTE BRASIL.
QUE DEUS TE RENOVE NAS FORÇAS QUE AINDA TEM PARA SEMPRE DEFENDER E LUTAR POR IGUALDADE DE DIREITOS.
ABRAÇOS PASCAIS. SEU AMIGO DE SEMPRE.

OPINIÕES SOBRE O SITE:

1- Parabéns pela coragem:

 

Zarco, apesar de nos conhecermos há muito tempo, não tivemos muito contato pessoalmente. Devo dizer que foi uma grata surpresa, o que encontrei em seu site. Apesar da correria do dia a dia, assim que for possível pretendo ler mais a fundo o conteúdo. Te dou parabéns pela coragem em abordar certos temas, que para muitos devem soar novidade, já que infelizmente impera no Brasil a desinformação e a exaltação de mitos que na maioria das vezes não correspondem a realidade do povo cigano. Boa sorte a você, felicidades.

Alexandre Flores
Cantor, compositor, jornalista e membro da “Union Romani Internacional” 

2- Vergonha!

 

Estou indignada com esses que dizem ser ciganos exibindo roupas, fazendo "shows", dança ganhando dinheiro... 

Você sabe, a realidade dos ciganos é muito diferente. Eu nasci num acampamento, tive a oportunidade de estudar, mais ainda hoje todos sofrem com o preconceito, com as dificuldades... Tem que pisar lá pra ver... e ajudar!

É tudo muito bonito: "shows", música... Mais metade desses que se dizem "ciganos" deveriam fazer alguma coisa.

Você esta certo. Abraços e meus Parabéns!

  Dra. Mirtes

 

3- Kalon Zarco Fernandes

 

Como kalin me sinto honrada com este site. 

Parabéns ao senhor, grande e bravo representante dos Kalon. 

Prá nós o senhor é um verdadeiro BARÔ.

 

Cigana Maria Regina Soares