CENTRO DE CULTURA CIGANA - MG

UMA ESTRELA DE CINCO PONTAS DENTRO DE UMA LUA NOVA É O EMBLEMA DOS CIGANOS KALON (ORIGINÁRIOS DA PENÍNSULA IBÉRICA). SIMBOLIZA OS MESMOS PRINCÍPIOS DA ESTRELA DE DAVID. TRADUZ A CONJUGAÇÃO DO PLANETA VÊNUS COM A LUA NOVA, REPRESENTANDO O AMOR E O COMEÇO DE TUDO. NÃO SE SABE AO CERTO A RAZÃO PELA QUAL ESTÁ PRESENTE NAS BANDEIRAS DE VÁRIOS PAÍSES, OU PORQUE É O SÍMBOLO ISLÂMICO DE ALÁ E DE OXALÁ DOS NAGÔ AFRICANOS...

 

P A R C E R I A 

   

Os políticos brasileiros, em particular os de Minas Gerais têm o dever de abraçar com orgulho esta causa. Afinal, o Brasil é o único país do mundo que pode orgulhar-se de ter tido um presidente da república cigano:

o mineiro Juscelino Kubitschek”.

(Juan de Dios Ramírez Heredia, parlamentar-cigano, nasceu em 29/07/1942 em Puerto Real - Cádiz-Espanha).

O Centro de Cultura Cigana-MG, fundado em 08-12-2000, nasceu da constatação de que, na realidade prática brasileira, ainda não temos nem ESTADO DE DIREITO e nem ESTADO DEMOCRÁTICO. Continumos a fazer CRÍTICA ao “estado autoritário” (característica histórica brasileira) , ao invés de nos LIVRARMOS dele, embora reconhecendo que mesmo os ESPAÇOS PÚBLICOS não sendo democráticos, sem eles não DISCUTIMOS democracia. Assim, enquanto ONG´s devemos ter em mente a acepção do sociólogo “Betinho”:

“As ONG´s são mais rumos do que caminhos, mais luz que iluminação... São laboratórios do futuro, espaço de criação da utopia democrática.”

Foi com esta visão MACRO que o CCC-MG se portou desde sua fundação. Desafiando o “indesafiável” e transpirando “rios de suores”, começamos a resgatar a dignidade da etnia cigana, particularmente nas Minas Gerais. É nosso dever construir a ETERNIDADE dos seres humanos, ciganos ou não, por nós mesmos, deixando um mundo melhor para a posteridade.

   O litígio do meu povo passa pelo RACISMO, pela DISCRIMINAÇÃO e principalmente pelo PRECONCEITO. Devemos conhecer a diferença entre eles, para que possamos, diferenciando-os, entender estas “feridas” da humanidade:

RACISMO: é por exemplo, achar que a MINHA família é um modelo para as outras; é melhor que as outras;

DISCRIMINAÇÃO: é a MANIFESTAÇÃO do racismo e do preconceito;

PRECONCEITO: segundo o "Novo Dicionário Aurélio Século XXI", "SM 1. Conceito ou opinião formados ANTECIPADAMENTE, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos; IDÉIA preconcebida. 2. Julgamento ou opinião formada SEM se levar em conta o fato que os conteste; prejuízo”.

POSSO AFIRMAR QUE O CENTRO DE CULTURA CIGANA-MG,

EM APENAS 8 ANOS HAVIA FEITO MAIS PELOS CIGANOS BRASILEIROS DO QUE OS GOVERNOS EM

511 ANOS. A PROVA DOCUMENTAL QUE TEMOS ESTÁ A DISPOSIÇÃO DE QUALQUER

PESQUISADOR.

FUNCIONAMENTO E UTILIDADE PÚBLICA

POPULAÇÃO CIGANA DE MINAS GERAIS

Ainda é o único Estado do Brasil que apresenta um CENSO oficial dos seus ciganos, graças a um trbalho inédito de quase 6 anos do Centro de Cultura Cigana-MG, amplamente divulgado pela mídia.

V E J A M O S:

- Juiz de Fora = 8.740 - Zona da Mata = 46.679
- Belo Horizonte = 373.084 - Tráfego de Ciganos = 3.600
- Homens = 43% - Mulheres = 57%
- Sem documentos = 26% - Eleitores = 319.103

- TOTAL = 432.103

Pesquisa realizada entre 2005 e 2009 pelo CCC-MG, no que tange as PROFISSÕES dos ciganos mineiros  apontaram os seguintes resultados:

- COMERCIANTES = 30% - PROFISSIONAIS LIBERAIS = 22%
- NEGOCIANTES = 16% - HOLÍSTICOS = 11%
- PROFESSORES = 10% - ARTISTAS = 4%
- ARTESÃOS = 2% - OUTRAS ATIVIDADES = 5%

FATO INÉDITO NO BRASIL...

NAS ELEIÇÕES DE NOVEMBRO DE 2008, PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA DO BRASIL, 300 MIL CIGANOS VOTARAM EM MINAS GERAIS!

DEVE-SE ESTE FATO INÉDITO, AOS TRABALHOS DE CONSCIENTIZAÇÃO QUE FORAM DESENVOLVIDOS PELO CENTRO DE CULTURA CIGANA-MG.

TAMBÉM CURIOSO É O FATO DE QUE, TODOS OS CANDIDATOS APOIADOS PELOS CIGANOS FORAM ELEITOS!

  

R E G I S T R O

CONSELHO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

OPINIÃO SOBRE O SITE:

 

Dear Zarco

I enjoy your website very much.  

Do you have any material that you can send me on the Calon language spoken where you are?

I send you in return something I have written on Roma and our language, and also a list of all of the books we have here in the Romani Archive that deal with the Porrajmos.

With very best wishes

Ian Hancock (Yanko)