C U R I O S I D A D E S...

Provérbio cigano:

"TE DEN, XÁ; TE MARÉN, DE NASH!"

(SE TE DÃO, COMA; SE TE BATEM, CORRA!)

RUMA CALK

Quando em 1425 chegamos à Espanha, chamava-nos a nós mesmos de "Ruma Calk", ou seja, “homem dos tempos”. Este grupo falava Raza Kalé, um dialeto oriundo da região do Maharata (Índia). Além desta língua, trouxeram música e dança, com batidas de mãos (palmas) e as batidas dos pés, dando origem ao ritmo quente do "Flamenco".  Sabe-se que inicialmente se estabeleceram em Barcelona e depois em Andaluzia, onde encontraram facilidades, pelo menos até a Inquisição, quando vários foram expulsos pelos “Tribunais do Santo Ofício”.

O “Raza Kalé” é, portanto hoje, a chibe (língua) KALÓ dos ciganos do grupo Kalon.

 

IMPORTANTES CONGRESSOS E CONFERÊNCIA:

-1971: “I Congresso Mundial Romani”, organizado na Grã-Bretanha pelo “Comitê Cigano Internacional”.

-1978: “II Congresso Mundial Romani”: acontece no mês de abril, em Genebra;

-1981: “III Congresso Mundial Romani”: em G’ttingen, realizou-se no mês de maio;

-1990: “IV Congresso Mundial Romani” teve lugar em Serock (Polônia);

1997: o “Congresso Europeu da Juventude Cigana” tem início em Barcelona;

-2000: “V Congresso Mundial Romani” (em Praga), no mês de julho.

-2001: Em setembro, ciganos de vários países comparecem a “Conferência Mundial Contra o Racismo” (Durban) e entregam uma petição às Nações Unidas, solicitando: “Que os ciganos sejam reconhecidos como uma nação não territorial, com acento permanente na Assembleia das Nações Unidas”.

O REI QUE AMAVA OS CIGANOS...

Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.

Imperador do Brasil em 7 de setembro de 1822. Muitos relatos da época focam a grande paixão que o rei tinha pelos ciganos, particularmente pelas CIGANAS...

Vejamos apenas este do antropólogo Frans Moonen:

“Mais para o Rocio (atual Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro) vivia um casal de artistas ciganos famosos, João Evangelista da Costa e a Ludovina, de encantos fabulosos. Destabocado como era D. Pedro I saiu certa noite a persegui-la depois do teatro, entrando-lhe pela porta adentro, talvez por não vê-la fechar-se à sua cara. Mas era que lá em cima, no sobrado, se festejava um aniversário, estando à mesa posta para a ceia e a sala repleta de comediantes e cantores deles e de outras companhias. E todos, numa reverência, o saudaram ruidosamente, confessando-se honrados em sentar-se pela primeira vez ao seu lado numa festa (...)”.

PAPA ENVIA CARTA DE NATAL Á COLÉGIO DE CIGANOS:

CIDADE DO VATICANO, sexta-feira (ZENIT.org)

Em 24 de dezembro de 2010, Bento XVI enviou uma carta de agradecimento ao “Colégio de Crianças Ciganas Madre Petra”, da cidade valenciana de Torrent, pela "carinhosa felicitação por ocasião das festas do Natal e do Ano Novo" que o centro educativo lhe enviou, segundo informa a agência da arquidiocese, AVAN.

Na carta, o Papa faz votos de que "o encontro com Jesus Cristo desperte o desejo de ouvir a Palavra de Deus e meditar sobre ela, para que continue morando, vivendo e falando-nos ao longo de todos os dias das nossas vidas".

No final de sua mensagem, o Santo Padre envia sua bênção apostólica "aos alunos, professores e pais" da comunidade educativa. Atualmente, o colégio das crianças ciganas Madre Petra, dirigido pela congregação Mãe dos Desamparados de São José da Montanha, tem mais de 200 de alunos, em sua maioria da cidade de Valência e de localidades vizinhas. 

PREMONIÇÕES CIGANAS...

Napoleão Bonaparte, nascido Napoleone di Buonaparte, Imperador dos Franceses, Rei de Itália, Protetor da Confederação do Reno, Co-príncipe de Andorra, em 18 de junho de 1815  perdeu a batalha de Waterloo contra a Inglaterra e a Prússia.
Alguns registros extra-oficiais contam que uma CIGANA ao ler sua mãe o advertira sobre a derrota. Em registros oficiais, ele próprio narrou que na véspera da batalha havia sonhado com a derrota. Sabe-se que sua primeira esposa (Josefina de Beauharnais) consultava frequentemente as cartas ciganas.

A CIGANA DE PARICONHAS E 

O REI DO CANGAÇO

Diz-se que Lampião, quando jovem, honesto e trabalhador, encontrou uma cigana bonita e sorridente, na feira de Pariconhas (Alagoas). Virgolino deu-lhe a mão para ser lida. A cigana começou a tremer lábios e pálpebras e fez terrível revelação: “Tenha cuidado com o número sete. Ele vai ser a sua perdição”. Até então, Virgolino trabalhava como almocreve do coronel Delmiro Gouveia, que, por coincidência, possuía nome e pré-nome com 7 letras...


Delmiro foi assassinado a tiros, no dia 10 de outubro de 1917. Lampião morreu nas mesmas circunstâncias, na grota de Angicos, dedurado por um coiteiro de nome Cândido, no dia 28 de julho de 1938. Angicos e Cândido são nomes de 7 letras. Vinte e oito, o dia da morte de Lampião, é múltiplo de 7. Julho é o 7º mês do ano. Mil novecentos e trinta e oito tem 4 algarismo que, somados, totalizam 21, múltiplo de 7. Também foi de 21 o número de anos de diferença entre as mortes de Delmiro e Lampião.
Mossoró (Rio Grande do Norte), uma cidade de 7 letras, foi invadida por Lampião às 17 horas do dia 13 de junho de 1927. A cidade estava em festa, promovida pelo “Humaytá”, uma instituição desportiva que possuía 7 letras em sua denominação. Também tinha 7 letras o nome do coronel Rodolfo, prefeito de Mossoró, que organizou a resistência contra o cangaceiro. Lampião, neste cerco, perdeu os cangaceiros Colchete e Jararaca e ficou com 5 homens seriamente feridos. Teve 7 baixas.
Se, supersticioso como era, Lampião tivesse dado mais atenção às palavras da cigana de Pariconhas, notaria que, na realidade, o número 7 tinha muito a ver com a sua vida. Lampião, capitão, cangaço, são exemplos de nomes que possuíam 7 letras. Ele conheceu Maria Bonita no interior da Bahia, em Santa Brígida. O nome da santa (Brígida) já não seria um aviso do destino? A metralhadora que ceifou a vida do cangaceiro era da marca Hot-Kiss, outro nome de 7 letras funestas, ligado ao destino do cangaceiro.
Lampião entrou para o cangaço aos 24 anos. Cerrou fileiras no bando de Sinhô Pereira (será que Pereira não tem 7 letras?), que abandonou a vida de bandoleiro e retirou-se para Goiás. Corisco, um dos cangaceiros de maior confiança de Lampião, morreu dois anos após o cerco de Angicos. Quantas letras têm o nome de Corisco? Abrahão era um libanês que vivia em Juazeiro, ajudando padre Cícero. Foi ele quem, pela primeira vez, conseguiu a permissão de Lampião para fotografar o bando, em 1935. Abrahão é o 7º patriarca da Bíblia. O nome do fotógrafo de Lampião também tinha 7 letras...

P R O D U T O S

APESAR DA PÉSSIMA REPUTAÇÃO QUE OS CIGANOS TÊM EM TODO O MUNDO É CURIOSO QUE, QUALQUER PRODUTO QUE ESTAMPE A PALAVRA "CIGANO" OU "CIGANA" MERECE CONFIANÇA POR PARTE DOS CONSUMIDORES.

  

PERDA DAS TRADIÇÕES...

COM A "REVOLUÇÃO INDUSTRIAL" COMEÇA A PERDA DA CULTURA E DAS TRADIÇÕES...

A partir da década de 70, grande parte do nosso povo abandonou a vida nômade e seminômade. Estima-se que em 3 décadas, só no Brasil este número chegou a 350.000. Até então, os homens do grupo Kalon viviam basicamente do comércio de animais (cavalos, jumentos, burros) ou de pequenos objetos, enquanto as mulheres complementam a renda familiar praticando a quiromancia ou “rezando” pessoas para proteger contra doenças, mau-olhado e outros males (o que faziam com suprema perspicácia). Muitos seminômades trabalhavam em atividades circenses e parques de diversões. Para os nômades de outros grupos, a principal fonte de renda era o comércio ambulante (venda de cobertores, relógios, artefatos de cobre...) 

A “Revolução Industrial” deu a largada para a crescente marginalização dos ciganos, particularmente quando substituiu o produto artesanal.

A DRAB (KIROMANCIA) JÁ NÃO É ENSINADA AS MENINAS A PARTIR DOS 5 ANOS DE IDADE...

  

DO OFÍCIO DO COBRE, DA PALHA E DO COMÉRCIO DE CAVALOS, AS NOVAS GERAÇÕES SÓ SABEM POR TEORIA...

  

 

DA MORADIA EM BARRACAS PARA OS VURDOM...

  

DEPOIS PARA OS "TRAILER"... ATÉ O SEDENTARISMO.

  

DO TRANSPORTE EM "LOMBO DE BURRO" ÀS CARROÇAS,

CHEGAMOS AO "GUNGULE" (AUTOMÓVEL).

  

NA  RELIGIOSIDADE, DEIXAMOS DE SER "BRUXOS" E NOS TORNAMOS... 

     

ESPIRITISTAS, CATÓLICOS, EVANGÉLICOS...

  

CASAMENTOS AGORA SÃO NAS IGREJAS...

  

AS DANÇAS FESTIVAS, SAGRADAS

E RITUALÍSTICAS, ATUALMENTE NEM NOS CASAMENTOS...

  

AGORA É SÓ FORRÓ!

LEGAMOS NOSSO PATRIMÔNIO AOS "POPSTAR"!

ESTÁ SENDO ASSIM NO MUNDO INTEIRO!

E NEM DE "AZUL, BLANCO Y ANIL, SE ARRANCA"...

M A I S

"... EL TORO DEL TORIL..."

M E S M O  A S S I M...

“BENDITO SEA POR SIEMPRE LA GENTE GITANE!”
(Federico García Lorca, cigano Calon)

OUTRAS CURIOSIDADES...

-1542: Andrew Boorde escreve o 1º “DICIONÁRIO” da língua cigana coletada da Inglaterra, mas acredita ser uma língua africana.
 
-1547: Ciganos foram expulsos da Boêmia, onde tinham a orelha esquerda CORTADA caso se atreverem a apresentar-se na região.
 
1568: O papa Pio V ordena a EXPULSÃO de todos os ciganos do “reino da santa Igreja romana”.
-1572: Polônia, Dinamarca e Áustria PUNEM com severidade quem acolhesse os ciganos. Nos Países Baixos vários foram condenados à FORCA e seus filhos OBRIGADOS a assistir à execução dos pais “para que assim aprendessem a lição de moral”.
 
-1574: A VESTIMENTA dos ciganos é PROIBIDA em Portugal;
 
-1733: Heinrich Grellmann publica o PRIMEIRO documento acadêmico sobre a língua e a origem (indiana) dos ciganos.
 
-1878: Um chefe cigano de nome João exerce grande AUTORIDADE feudal no Peloponeso. Alguns fortes em ruínas desta península grega conservam ATÉ HOJE o nome de “castelos ciganos.”
 
1927: Na Prússia os ciganos são requisitados para serem FOTOGRAFADOS e terem as DIGITAIS registradas, além de carregarem cartões de identidade. Cerca de 8.000 mil ciganos foram PROCESSADOS.
 
-1933: Cogitada, sem êxito, a possibilidade de AGRUPAR todos os ciganos do MUNDO (naquela época calculados em 2 milhões) nas ilhas da POLINÉSIA, com subvenção da Liga das Nações.
 
-1992: A “Comissão de Direitos Humanos” da ONU aprova uma resolução para PROTEGER os ciganos.
 
-1993: Os ciganos nascidos na ÁUSTRIA são reconhecidos como “MINORIA ÉTNICA” pelo governo.  Neste mesmo ano, a língua Romani é OFICIALMENTE reconhecida no sistema escolar da MACEDÔNIA.
 
1993: O cigano IAN HANCOCK requer oficialmente, com pleno sucesso, às Nações Unidas, a elevação da categoria de OBSERVADOR para CONSULTOR especial da “União Romani Internacional”.

O SEDENTARISMO CIGANO COMEÇOU AQUI...

SULUKULE, que significa “torre de água” em língua turca é um bairro histórico de Istambul.

A presença dos ciganos na área remonta o período Bizantino. Após a conquista Otomana da cidade, Sulukule tornou-se o 1º bairro do mundo onde os ciganos se sedentarizaram.

Já há alguns anos o bairro está ameaçado de demolição afetando não só os ciganos, mas toda a península histórica de Istambul.  Desde 1992 vem sendo notado um enorme declínio socioeconômico na área.

Os ciganos estão sendo obrigados a vender suas casas por preços bem abaixo do mercado e recolocados em um campo de barro no distrito de Tasoluk (40 quilômetros da capital) sem nenhuma infraestrutura. A UNESCO exigiu que o governo turco revisse a situação e resolva o problema dos ciganos de forma digna. Até um “site” oficial (https://www.alternatifsulukule.org/manifesty.aspx) para lista de assinaturas de um manifesto contra esta ideia absurda do governo foi criado.

Na verdade este problema já se arrasta desde 2005.  Dezenas de ex-moradores (ciganos) do mais antigo bairro de ciganos da Europa, tem sido vistos mendigando e perambulando pelas estradas de Istambul, convertidos em nômades urbanos.

O Parlamento Europeu se manifestou preocupado com o projeto de desapropriação. A exemplo da França e da Itália nos últimos anos, não acredito que os ciganos venham a ser de alguma forma beneficiados.

Em tempo: este bairro cigano também é conhecido como “gecekondular": para o Português pode ser traduzido como “favela”. Lá é traduzido como “bairro da lata”...

 

D. JOÃO VI E OS CIGANOS

    No Brasil devemos recordar o seguinte fato (com negrito nosso ao que tange ao tema) relatado pelo insigne escritor Melo Morais Filho:

    “Em frente do palanque real, o rico e humanitário cigano, Joaquim Antônio Rabelo mandara arranjar, com maior galhardia imaginável, seu tablado de preciosas madeiras. [...] Joaquim Antônio Rabelo, a quem a história nacional talvez um dia considere como uma força das agitações política da independência, assim o determinara para o dançado dos ciganos, a quem ensaiara com entusiasmo artístico e vestira a sua custa [...]. Os ciganos guinados soberbos cavalos brancos arreados com igualdade e riqueza, balançando penachos implantados em disco de forma lunar, luzidos criados transpõem as barreiras. Os bailadores trazem as bailadeiras à garupa: morenas, sedutoras como as profetizas gentias [...] Restabelecido o silêncio, voltaram jubilosos aos seus palanques.

    Preludiaram na guitarra uns acordes casados a vozes de uma cantilena em sua linguagem. A tradição olvidou a toada e as letras. Os dançarinos são aplaudidos e Don João VI, participando do agrado geral, fá-los virem a sua presença. Uma banda de música precede-os na maior ordem. Subindo o pavilhão, dois camaristas trazem, estendidos num coxim de púrpura, os prêmios que lhes eram destinados: patentes militares para os homens e jóias às mulheres. Joaquim Antônio Rabelo era sargento-mor de milícias da corte, foi-lhe concedida a mercê de melhoramentos de reforma no posto de tenente-coronel; e nomeados alferes agregados por ordenanças da corte, José Cardoso Rabelo, Manoel Lago, Antônio Vaz Salgado, Fernando José da Costa, José Luiz Mota, Baltazar Antônio Policarpo e João do Nascimento Natal”.

 

OPINIÃO SOBRE O SITE:

QUEM SABE, SABE!!!

Mano e Compadre ZARCO FERNANDES

"Quem sabe, conhece bem...”

Pela 1ª vez leio num Site alguém que divulga uma matéria sobre meus ancestrais, os Rom do Grupo "DOM, uma das 5 primeiras tribos ciganas da Índia, onde nasci e originaram os ensinamentos da "PHRALIPEN VURDA TRIJDA...
Parabéns!!! Devlessa...

Barô Don Rama

KUMPANIA ROMANI TSARA JAG BAXTALE
BAIXADA SANTISTA (GUARUJÁ-SP)

PARA SABER MAIS...

CONSULTE NOSSO ACERVO...

SE VOCÊ NÃO TEM NADA DE BOM PARA DIZER DOS CIGANOS...