ALGUMAS HOMENAGENS RECEBIDAS

Nada foi postado aqui com o objetivo de AUTOPROMOÇÃO; quem realmente me conhece sabe disso. 

Entretanto é hipócrita -na minha opinião- todo aquele que diz "não sentir-se orgulhoso" quando alguns de seus MÉRITOS são reconhecidos. 

Dá mesma forma como não me enquadro na categoria dos HIPÓCRITAS, também não faço parte da galeria dos VAIDOSOS. 

Sinto-me apenas e tão somente FELIZ (muitas vezes EMOCIONADO) por demonstrações SINCERAS.

MINISTÉRIO DA CULTURA

(1º PRÊMIO CULTURAS CIGANAS - JOÃO DE TORRES)

2 0 0 8:

V A T I C A N O

(2005)

PACO DE LUCÍA

  

SOMOS TODOS IGUAIS...

E TÃO DIFERENTES...

OPINIÕES SOBRE O SITE:

1- CONTE COMIGO:

 

De: JORGE BERNAL

Para: ZARCO

PHRALALE, SHAVALE, RROMALE!

Eu tenho lido nestes dias lindas mensagens que falam sobre os problemas do nosso povo em vários países europeus, principalmente na França, mas quase não falaram sobre uma coalizão global de nosso povo, que poderia servir-nos para combater o flagelo do racismo. Se não estamos unidos como povo, e se falarmos apenas sobre a Europa, e se não procurarmos os verdadeiros mecanismos que possam defender-nos contra tais eventos, estamos perdidos.
A Roma não são apenas os europeus, mas vivem espalhados por todo o mundo e nas Américas somos milhões, mas, infelizmente, não são sequer mencionados por nossos irmãos políticos, exceto nos discursos da Igreja sobre “uma verdadeira união de todos rom”. Se o nosso povo for mencionado em toda parte como uma Nação global e não como grupos locais, tenho certeza que os não-ciganos perceberão que nosso povo é global, e isto significa força!
Irmão, você deve saber que você pode contar conosco.

Devlesa Ashen,
AICRA - Argentina.

2- Vôro Zarco Fernandes - Kalon ke Buino!

 

É minha gente, quando tem tanta gente falando em nome de nossa etnia, nossa amada cultura e raça cigana, pode-se dizer tantas coisas...

 

Mas graças a Dieula tem gente, tem CIGANO RATY - DE BEM, que construiu Vitsa de Bem, que só quer fazer um trabalho bonito, sério, lídimo, e hoje neste mundo tão globalizado (pelo lado do bem e do mal) é ouro! Zarco, vem de outros tempos, dos nossos tempos sem internet, quando cigano recebia carta na posta restante dos correios, a luta nao é de hoje não.

Zarco é cigano que anda por lá e cá, nos acampamentos destes Brasis, onde não chegam as saias de 12 metros das romies que recém se descobrem romies. Zarco Fernandes e vitsa não, ali  o cordão foi cortado pelas tias e avós, embaixo da lona no Nordeste brasileiro.

Nos encontramos há tempos em Belo Horizonte, em nossas andanças de ciganos... Ele no Projeto “Nômades Urbanos” e eu de Ramasordé... Assim é a nossa vida. Falamos rápido; Zarco é cheio de compromissos com a luta por nós (de verdade). Cigano vestido de ouro, com uma liberdade transloucada é somente nos filmes. Nossa realidade é bem diferente. É isso que meu Phral, com letra maiúscula, meu Vôro, vem há anos lutando para que a nossa realidade de excluídos possa mudar.

E ter orgulho da etnia, tradição, trabalho, religiosidade, cultura Formal, oportunidade. Isso Zarco sabe bem o que é. Ter e não ter. Sabe o que é ter, através da luta, do destemor, de não ter preguiça de buscar, sem se conformar com as esmolas que se dão em nome de nossa raça. Hoje de passagem por minha terra, pertinho de mim ali no Valqueire (fazendo um ciclo de palestras no Espaço Aldebaran), ainda não o pude ver, ouvi-lo falar com toda aquela desenvoltura que impressiona qualquer pessoa. Com garra e sobretudo com informações ILIBADAS, VERÍDICAS, LIDIMAS, que podemos crer, ouvir e deixar entrar em nossas vidas, pela sabedoria que tem este homem. Zarco, meu Vôro, como me orgulho de ti! Pois descortina fantasias, enfeites e quando uma pessoa que é amante de nossa cultura, que já viu manifestações e informações incorretas, sabe que o que ouvir de ti, é verdadeiro. Sabe que o cigano que és se mostra na luta, na força das palavras, no olhar, na arte, e nos seus trabalhos embasados de conhecimentos e não de enfeites sem fundamento.  E neste momento é a hora de alguém falar com seriedade em nome de nossa raça, por um de nós como você já faz há tempos e tempos... E apesar de longe saiba que lembro bem, do pouco tempo em que conversamos, mas que suas atitudes são supra importantes e me deixam com alegria ao ver o que você consegue mudar na realidade do povo cigano.

Sou uma pessoa que gosta muito de você e de sua vitsa, de sua rumin. E de ti por sua alegria, sem mudar sua estrutura, solidez, seu gênio extrovertido e suas atitudes espontâneas. Sei que posso contar consigo em todas as circunstâncias, para falar sobre nós, Raça Cigana Raty, de corpo e alma, que não troca de roupa, quando sai dos eventos, como é muito comum aqui no Rio de Janeiro. Somos pessoas que  contamos com sua orientaçãoe  que lhe tem o puro afeto.

Você que não é nada cinematográfico é pessoa REAL, trás o que é real, as dificuldades, o frio de quem está neste momento ainda debaixo da lona.  Mostra a resistência, a força e a luz, que a raça cigana tem. Mais que só vai chegar para todo mundo, quando todos nos unirmos sem interesses pessoais e buscar direitos como cidadãos, que não deixa para trás o encanto de nosso povo, mas que esta globalizado sim, sem perder a raiz, a essência e a capacidade de brilhar.

Meu Vôro, sua benção.

Kake camena tutti prala

Gachê ké galochim e rom sydrabó.

Lacio.
Shuvanni Ramona Torres

(Terça-feira, 28 de junho de 2011 -12:37)

3- Lindo trabalho!

 

Olá Zarco

 

Gostei imensamente da sua transparência e da coragem que mostra ter. 

Admiro as pessoas que são corajosas para dizerem o que pensam e sem demagogia. 
Pessoas como você, existem bem poucas. E amigos assim são para serem conservados e prestigiados.
Eu sou portuguesa e vim menina para o Brasil. Meus pais contavam histórias de ciganos de Portugal para os filhos, e percebi pelo relatos dos meus pais existirem certos preconceitos pelos ciganos. Sou contra a qualquer tipo de preconceito. Já que o importante para mim é o caráter de uma pessoa e como ela se mostra ao mundo, não só falando, mas realmente atuado; e isso percebi que você faz.
Será um prazer em tê-lo como amigo do face como me sugeriu. Um grande abraço, já que mostra ser uma pessoa movida para ação.

 

Dra. Ana Lopes.

DIREITOS HUMANOS

 

denuncia@mj.gov.br

 

Este é o e-mail para denúncias de VIOLAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS no Brasil.

As denúncias são recebidas pelo Ministério da Justiça, onde serão tomadas as medidas relativas a cada situação.

D E N U N C I E!

Existem diversas leis que falam sobre o PRECONCEITO, e mostram que ele é contra a lei!

Desde 5 de janeiro de 1989, a lei de nº 7.716 vigora, e o Art.1º esclarece dizendo:

“Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.”